Cinco eventos de Moda e Sustentabilidade de 2017

Relembre os principais eventos que aconteceram neste ano.

 

Comas – Brasil Eco Fashion Week | Foto Marcelo Soubhia, Agência Fotosite

Até alguns anos atrás, o tema sustentabilidade não era abordado no cenário da moda, mas 2017 foi um ano que essa discussão ganhou força e destaque. Temas como economia circular, reuso e reciclagem, upcycling, matérias primas alternativas, rastreabilidade e tecnologia foram alguns dos assuntos mais comentados.

Vimos grandes marcas repensando seus ciclos de produção e adotando ações para mudança, novos modelos de negócios e de consumo surgirem e os consumidores exigindo mais informação e transparência no setor.

Claro, ainda há muita coisa a ser feita, mas novos caminhos já estão sendo traçados e isso é animador.

Separamos cinco dos principais eventos de moda e sustentabilidade aque aconteceram neste ano. Confira.

Copenhagen Fashion Summit 2017

Aconteceu em maio a quinta edição de um dos eventos de maior relevância sobre moda e sustentabilidade, o Copenhagen Fashion Summit.

Com foco na importância e no comportamento da indústria rumo a um modelo de negócios baseado na economia circular, o evento contou com a participação de grandes marcas como H&M, Kering Group, Adidas e Target, e profissionais do setor, como Livia Firth, fundadora da Eco Age e Miroslava Duma, fundador e CEO da Fashion Tech Labs Venture Inc.

Durante essa edição, a Global Fashion Agenda incentivou marcas e fabricantes a assinarem uma carta  de comprometimento a fim de acelerar a transição para um sistema de moda circular adotando ações até 2020. A Global Fashion Agenda apoiará as marcas na implementação do compromisso através do compartilhamento de conhecimento, o envolvimento de políticas e facilitando o alinhamento com a indústria. Veja as marcas que se comprometeram aqui.

Circularidade e Colaboração foram as palavras-chave desse encontro, porém assuntos como o compromisso e empenho dos consumidores, transparência na cadeia têxtil, inovações e tecnologia e a importância da imprensa nessa transformação também foram temas das conversas.

Assista aqui o evento completo [Em inglês].

Primeira Semana de Moda Sustentável do Brasil

Em novembro aconteceu a primeira semana de Moda Sustentável do Brasil, a Brasil Eco Fashion Week. Foram dias inspiradores, cheio de pessoas e projetos incríveis que estão fazendo a diferença na indústria têxtil e da moda no país. Um sucesso.

Para quem não conseguiu acompanhar a equipe de comunicação do Fashion Revolution Brasil elaborou um resumo com os melhores momentos do evento e, olha, foram muitos.

Confira aqui.

Disruptive Innovation Festival – Talks sobre Moda e Design Circular

Durante três semanas em novembro aconteceu o Disruptive Innovation Festival, festival online de inovação, organizado pela Fundação Ellen MacArthur.

Foram realizados inúmeras sessões onlines com profissionais de vários lugares do mundo. Destaque para duas sessões que falaram sobre moda e  design circular.

#BeyondBlahBlah: Taking Action to Create a Circular Textiles Industry – Gwen Cunningham, da Circle Textiles Program (Programa Circular Têxtil), apresenta dados sobre a indústria têxtil e seus impactos, e mostra cinco passos de como adotar os principios da economia circular nos negócios para redesenhar esse setor. Confira aqui [Em inglês].

How Designers Can Transform the Fashion Industry – Cecile Martin, especialista na WRAP’s , apresenta as melhores práticas para marcas e varejistas sobre como projetar, produzir e vender roupas mais sustentáveis e como os designers podem transformar a indústria da moda adotando uma abordagem mais circular. Confira aqui [Em inglês].

Sustainia Living – Re-dress the world in 2017 – Livia Firth

Livia Firth, fundadora e diretora criativa da Eco Age, explica porque a moda é uma oportunidade poderosa para construirmos um futuro mais sustentável.

Confira aqui discurso completo [Em inglês].

Voices 2017

Evento anual organizado pelo Business Of Fashion que reúne líderes da indústria da moda, economistas, cientistas, empresários, inovadores e pessoas inspiradoras que estão moldando o mundo para discutir temas atuais.

As conversas estão disponíveis no site do evento e separados por temas como: política e economia, indústria têxtil e a moda, tecnologia, comportamento, entre outros.

Vale a pena conferir. 

Disponível aqui [Em inglês].

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *