DROPS #4

Confira as principais notícias, eventos e curiosidades do universo da moda e design.
Photo by Alexa Mazzarello on Unsplash

Primeira edição do Fashion Revolution Forum 

A Semana Fashion Revolution Week deste ano acontecerá entre os dias 23 a 29 de abril e fazendo parte da agenda da semana em São Paulo, acontecerá também, a primeira edição do  Fashion Revolution Forum, uma plataforma criada para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda.

Criado exclusivamente para explorar os possíveis cenários, desafios e soluções dentro dos diversos sistemas da moda e sustentabilidade, o evento é indicado para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que trabalham com inovação e sustentabilidade na moda.

Para mais informações e inscrições acesse aqui.

Indústria da moda faz parte da agenda do Fórum Econômico Mundial 2018

Sob o tema “Criando um futuro compartilhado em um mundo fragmentado” a 48ª edição do Fórum Econômico Mundial pela primeira vez contou com a presença de nomes conhecidos da moda para abordar temas como mudanças climáticas, robotização, populismo e inclusão.

Os organizadores do evento reconhecem o papel econômico, social e ambiental da indústria.  “Sabemos que a quarta revolução industrial está impactando a moda tanto quanto está impactando outros negócios e que a indústria enfrenta muitos desafios que precisam ser abordados de forma sistêmica”, afirmou Cristiana Falcone-Sorrell, assessora principal de Klaus Schwab, presidente do fórum ao The New York Times.

O evento contou com a presença de profissionais como Ellen MacCarthur, fundadora da Ellen MaCarthur Foundation e Stella McCartney que discutiram como a economia circular pode contribuir para reduzir as emissões de poluentes para criar um mundo descarbonizado. E também a irlandesa Sinead Burke que conduziu quatro palestras para abordar o tema de inclusão, moda, design e deficiência.

“As vozes desta comunidade são muitas vezes silenciadas dentro do processo de design e esta abordagem intermitente resulta em rentabilidade minimizada, criatividade linear, e, o mais importante, uma sociedade capacitista”, comentou Sinead Burke.

Via.

Estilista Wilson Ranieri dá curso gratuito sobre moda e Moulage

Aprenda a moulage, técnica de modelagem que vai te permitir construir peças autorais do zero e com caimento perfeito.  O estilista Wilson Ranieri especialista na técnica criou um curso online  na escola virtual Edu K, e será ministrado ao vivo nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Mais informações aqui. Via.

Corante extraído de sementes brasileiras já pode ser usado em escala industrial para tingimento de tecidos

Segundo resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos, do SENAI CETIQT já é possível ter uma roupa tingida por corantes extraídos de sementes brasileiras em escala industrial.

A técnica para extrair o substrato da casca da castanha do Brasil e do baru, que se transforma em pigmento, foi desenvolvida e patenteada pela Biodiversité. Há 19 anos atuando no mercado de cosméticos, a empresa paranaense quer alçar vôos no mercado têxtil e para viabilizar seu produto neste segmento, os pesquisadores do SENAI CETIQT foram essenciais.

Os pesquisadores desenvolveram uma fórmula para ser utilizada em três tipos de tecido e que garante a mesma tonalidade em todas as peças.

Confira a matéria completa aqui.

Rhodia lança fio biodegradável para a indústria de calçados

Feito de poliamida biodegradável, o  Amni Soul Eco® foi realizado pela Rhodia em parceria com a Tecelagem Innovativ e a marca de sapatos veganos Insecta.

Este fio chega como uma solução para trazer mais sustentabilidade à indústria, já que sua aplicação na coleção nova dos calçados veganos da Insecta é pioneira no segmento. Além disso, também traz mais funcionalidade, pois proporciona uma secagem rápida ao produto final.

Via.

China reduz importação de lixo e abala a indústria global de reciclagem

Durante anos, a China foi o principal destino do mundo para o lixo reciclável, mas, a partir do início deste ano, começou a valer uma nova legislação que barra a entrada no país de determinados tipos de lixo.

A proibição impede as importações de 24 categorias de resíduos sólidos, incluindo certos tipos de plásticos, papel e têxteis. “Grandes quantidades de resíduos sujos ou mesmo perigosos são misturados nos resíduos sólidos que podem ser usados como matérias-primas. Isso poluiu o ambiente da China seriamente”, explicou o Ministério do Meio Ambiente em um aviso à Organização Mundial do Comércio.

Confira matéria completa aqui.

Para Inspirar | Livro Moda e Sustentabilidade: Design Para Mudança 

Neste livro, as autoras Lynda Grose e Kate Fletcher analisam como a sustentabilidade tem poder de transformar a indústria da moda e todas as pessoas envolvidas nesse setor. O livro é dividido em três  temas principais: transformando os produtos de moda, transformando os sistemas de moda e transformando a prática do design de moda.

Disponível aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *