DROPS #5

Confira as principais notícias, eventos e curiosidades do universo da moda e design.

Foto: Hengstream para Unsplash

Faltam poucos dias para o Fashion Revolution Week 2018

O desabamento do edifício Rana Plaza que abrigava um complexo de fábricas têxteis em Bangladesh, marcou para sempre a indústria da moda. No dia 24 de abril de 2013, mais de mil trabalhadores morreram após o edifício ruir, tornando-se símbolo do descaso dos direitos de trabalhadores presente no setor.

Logo após essa fatalidade, o movimento global Fashion Revolution nasceu para convidar as pessoas a usarem o poder da moda para mudar a história dos trabalhadores ao redor do mundo, tornando-a uma força para o bem.

O Fashion Revolution, movimento global está presente em mais de 90 países e neste ano, após 5 anos da tragédia, a semana Fashion Revolution Week será marcada por diversas atividades em todo o mundo.

No Brasil, serão 30 cidades participantes. A semana contará com dezenas de bate-papos, oficinas, feiras de trocas, palestras, exibição de filmes e muito mais. Faça parte da revolução da moda!

Confira a programação completa aqui.

A marca Revoada é selecionada para representar o Brasil na etapa global do Chivas Venture

A marca de Porto Alegre Revoada foi a vencedora nacional da Chivas Venture 2018, competição de empreendedorismo desenvolvida pela empresa escocesa de bebidas Chivas Regal.

Os concorrentes disputam fatias de um fundo de US$ 1 milhão, destinado a turbinar ideias criativas e lucrativas com potencial de impactar positivamente o meio ambiente e a vida das pessoas.

A Itiana Pasetti, uma das sócias, conversou com a Marilia Correa, publicitária e colaboradora do SDF, para falar um pouco do processo de seleção, que iniciou no final do ano passado e contou com 2.600 candidatos de todo o mundo. A Revoada passou na pré-seleção nacional e foi escolhida como representante do Brasil em dezembro. Logo após o pitcher começou a preparação para a votação.

Minha sócia [Adriana Tubino] foi para Oxford, em função do prêmio, e foi maravilhoso porque ela pôde ter contato com uma galera muito à frente na medição de impacto e que está realmente entendendo a diferença que a gente pode fazer com pequenas ações“, contou Itiana.

Além disso, elas aprimoraram o Business Plan, que é focado em “gerar impacto, gerar abundância de economia multi moedas e seguir se descobrindo e experimentando outros materiais”.

A marca que começou com duas amigas e uma ideia, hoje cresceu, se aperfeiçoou e está preparada para o prêmio e para os próximos desafios.

A votação online se encerra no dia 24 de abril. Corre lá e dê seu apoio.

Vote aqui. Via.

H&M lança projeto-piloto em Hamburgo com o objetivo de prolongar a vida de seus produtos

A marca sueca acaba de lançar em Hamburgo, na Alemanha, um projeto-piloto batizado “Take Care”.  Este conceito mistura a venda de produtos de limpeza, serviços e dicas online. A sua finalidade é incentivar os clientes da marca a prolongar a vida dos seus artigos de moda, dando-lhes dicas e recursos para isso.

Atualmente, este projeto está apenas implementado em Hamburgo. “Trata-se de um teste, mas o objetivo é desenvolvê-lo na nossa rede, adaptando-o de acordo com o feedback dos consumidores”, diz Cecilia Brännsten, responsável de desenvolvimento sustentável da empresa, encarregada dos projetos de moda circular.

Via.

Detentos criam coleção de roupas exclusiva para a SPFW

A coleção faz parte do projeto social Ponto Firme, liderado pelo designer e artesão Gustavo Silvestre, que há mais de dois anos ensina aos detentos a arte de crochetar.

Ao todo, mais de 30 peças serão apresentadas durante o desfile e depois ficarão expostas no Museu da Resistência dentro da Estação Pinacoteca, em São Paulo.

O desfile acontecerá no sábado, dia 21 de abril às 15h30 durante a 45ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW).

Via.

Para Inspirar | Curso Online Introdução a Economia Circular

Curso “Circular Economy: An Introduction” gratuito e disponível no site Edx. Nele você vai aprender a como contribuir para um sistema econômico sustentável implementando novas abordagens de negócios e design

O curso é liderado pela TU Delft e cocriado com a Fundação Ellen MacArthur e o Centro de  Sustentabilidade Leiden-Delft-Erasmus.

Inscreva-se aqui [ Em inglês].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *