Sobre sustentabilidade e o cuidado

Para o filósofo colombiano e um dos mais importantes pensadores da educação e democracia na América Latina, Bernardo Toro é importante mudarmos o paradigma atual do sucesso baseado no acúmulo de bens e busca de poder para um paradigma superior que é o do cuidado.

 

Foto: Bobbo Sintes | Unsplash

Durante a virada sustentavel de SP em uma palestra sobre autoliderança e desenvolvimento sustentável a Gabrielle Picholari, fundadora do movimento Olhar Fértil, citou a seguinte frase: “Ou aprendemos a cuidar ou pereceremos”.

Essa frase é do filósofo colombiano e um dos mais importantes pensadores da educação e democracia na  América Latina, Bernardo Toro e em um Ted Talk lá em 2011 ele explicou como é importante mudarmos o paradigma atual do sucesso baseado no acúmulo de bens e busca de poder para um paradigma superior que é o do cuidado.

Esse paradigma atual tem orientado as nossas decisões e nos trouxe até aqui, por um lado temos a possibilidade de comunicação entre todos em qualquer lugar do mundo e por outro há um risco de desaparecimento da nossa espécie – mudanças climáticas, escassez de água e energia, distribuição de alimentação, entre outros.

Segundo Bernardo Toro não podemos parar de consumir, produzir, precisamos seguir crescendo espiritual e materialmente para poder enfrentar nosso dia a dia, mas precisamos buscar um novo paradigma que seja superior ao presente e que nos permita solucionar os problemas de uma forma nova. Ou desapareceremos ou alcançamos um estado superior de humanização.

O paradigma do cuidado pressupõe uma nova ética e compreende os seguintes valores:

  • Saber cuidar, saber fazer transações ganha-ganha, saber conversar, respeito e solidariedade.

E o que é saber cuidar?

  • Cuidar de si mesmo: do corpo (autocuidado e saúde) e do espírito (autoconhecimento, autoestima e autoregulação – autonomia – e ao mesmo tempo aprender a controlar sentimentos aflitivos: estar consciente desses sentimentos para poder controlá-los);
  • Cuidar dos outros:  dos próximos, de quem está distante (cuidar organizações, empresas e instituições) e dos desconhecidos (cuidar dos bens públicos);
  • Cuidar do intelecto: inteligência altruísta, solidária e colaborativa e a importância de saber pedir ajuda;
  • Cuidar do Planeta.

E o que tudo isso tem a ver com sustentabilidade? Bernardo Toro cita a frase do Leonardo Boff “O cuidado tem uma dupla função: prevenir danos futuros e reparar e regenerar os danos passados”.

Bernardo Toro deixa claro que o que precisamos entender é que não é o Planeta que está em perigo e sim a nossa espécie se continuarmos interagindo com o meio ambiente e nós mesmos como estamos interagindo atualmente.

“América Latina é o continente verde do Planeta, somos uma das maiores reservas de água doce do mundo, todo nosso território é cultivável e habitável, esse é o continente com o qual o mundo está olhando, o continente verde do futuro. Temos a grande chance de dar a humanidade um novo nivel de humanização mas essa chance só existe se somos capazes de semear, cultivar, desenvolver e entender aqui que o futuro do Planeta para unir essas possibilidades de comunicação entre todos e reparação dos danos causados o grande instrumento é o cuidado” Bernardo Toro.

 


 

Mais sobre a ética do cuidado:

Coragem para pedir ajuda: Bernardo Toro no TEDxAmazônia [Legendas em Português]

Ted Talk 2012 [Em Espanhol]

Bernardo Toro “La ética del cuidado” – Palestra Crea 2013 [Em Espanhol]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *